sábado, 3 de janeiro de 2009





MATÉRIA PUBLICADA NO DIÁRIO DO NORDESTE EM 31/07/2008

banda Modus Vivendi
Música com atitude

GALERIA
No melhor estilo Rock n´roll, o grupo é um dos destaques na cena cearense.
O músico Carlos Brandão (ao centro) comanda a banda Modus Vivendi, além de compor, cantar e fazer os arranjos.

CD "Modus Vivendi"
A música sempre esteve presente na vida de Carlos Brandão. Aos 13 anos, ele já sonhava com a formação de uma banda. Hoje a Modus Vivendi é uma realidade.

Uma das bandas mais atuantes do rock n´roll cearense, a banda Carlos Brandão e Modus Vivendi é marcada pela valorização do trio guitarra, baixo e bateria. Criada em 2007, por Carlos Brandão (baixo, vocalista e compositor), o grupo já contou com a participação de diversos músicos cearenses. Atualmente, os músicos Cláudio (guitarra) e Franzé (bateria).

"A idéia da banda começou desde os meus 13 anos quando comecei a compor e montar bandas com a necessidade de divulgar um trabalho autoral que venho construindo ao longo dos anos, acreditando ser uma boa opção de pop rock para Fortaleza", declara Brandão.

Produção

Segundo o líder do grupo, o nome Modus Vivendi foi escolhido de acordo com o teor das composições, além de ressaltar uma opção de vida e, ao mesmo tempo, uma atitude sonora simples, emocional e artística.

Apesar de ter diversas composições, a banda gravou oito no primeiro CD ´Modus Vivendi´, além das músicas inéditas e algumas já conhecidas.

"Esse trabalho autoral é a minha maior realização de vida, pois representa tudo o que eu sempre quis fazer em música", observa Carlos.

Tendo como principais referências musicais, Beatles, U2 e Oásis, devido à identificação com a postura e a sonoridade melódica dessas bandas, o músico revela que sua maior inspiração para as canções são os amores, desamores, perdas, conquistas e, principalmente, sua forma de ver a vida.

Mas, a banda vai além. Os grupos The Doors, Nirvana, The Strokes e os nacionais Legião Urbana, bem como Chico Science e Ednardo, podem ser percebidos na Modus Vivendi.

Os integrantes revelam uma inquietação: a busca da arte em sua simplicidade, desvinculando o grupo de qualquer delimitação musical.

Portanto, a Modus Vivendi procura a liberdade para expressar tudo que constrói o ´modo de viver´ do grupo, sem perder o desafio do olhar universal e contemporâneo.

No palco

E em uma apresentação cheia de interpretação, Carlos ganha a simpatia do público com uma performance emocional, interativa e intuitiva, seja para rir ou para chorar. "A produção dos shows consiste quase inteiramente na valorização das letras como em uma peça de teatro", declara.

A banda já traz no currículo, apresentações nos principais espaços de Fortaleza, além de outras cidades do Estado. Segundo Carlos, a experiência mais marcante para o grupo foi a participação no projeto Natal de Luz, em plena Praça do Ferreira. "Uma multidão cantou em coro os refrãos de minhas músicas. Foi muito emocionante", destaca Carlos.

A Modus Vivendi também já se apresentou em eventos, como o Festival Rock Cordel BNB, no Sana e Festival Rock Pé-de-Serra, entre outros.

Projetos

No momento, além dos shows, a Modus Vivendi está divulgando sua nova música ´Adriana´. ´Acabamos de gravar o clipe e queremos mostrar ainda mais nossa cara´, conta Carlos, que pretende levar o novo trabalho para todo o Estado.

Influências musicais

Oasis: Criado em 1991, em Manchester (Inglaterra), o grupo rapidamente se tornou um sucesso mundial, graças principalmente ao talento de compositor de Noel Gallagher’s e ao olhar apurado do empresário e produtor Alan McGee. Entre os sucessos, ´Wonderwall´ (canção que ficou mais de 100 semanas na parada da Billboard).

U2: A banda formada, em 1976, por Bono Vox, The Edge, Larry Mullen Jr. e Adam Clayton é considerada uma das melhores bandas de rock do mundo desde a década de 80. U2 tem como marca principal seus concertos. Entre os hits mais conhecidos ´One´ ´With Or Without You´, ´Beautiful Day´, ´Vertigo´ e ´Sunday, Bloody Sunday´.

MÚSICA

"Adriana" Letra e música: Carlos Brandão

Eu quero amar você
como eu nunca
amei ninguém
Eu quero ter você
como eu nunca
tive alguém

Eu quero te tocar
com toda precisão
Saber o que é amar
com gosto de emoção
Você pode escutar
o que eu digo
Mas não pode
imaginar o que eu sinto
Adriana, Adriana...

Eu quero ser só seu
e você só para mim
como nunca existiu
tão fiel amor assim
Eu quero aquele amor
que nos sonhos são reais
beijos , formas , jeito e cores
que já não existem mais
Eu não sei bem expressar o que eu sinto
sonhando você verá que eu não minto

Adriana, Adriana...

Ouça: Banda Mondus Vivendi - "Adriana"

Nenhum comentário:

Postar um comentário